28 de outubro de 2009

PARABÉNS CAUCAIA:



Diário Oficial da União do dia 28 de outubro de 2009, Ministério das Comunicações outorgou mais uma emissora de rádio comunitária para o município de Caucaia no Ceará.
A entidade que representa a emissora, ( UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES E COMUNIDADES DE CAUCAIA) ingressou com pedido de autorização para a execução do serviço de radcom no ano de 2005, ao longo destes quase 4 anos, muitos acontecimentos ocorrerram, entre eles o arquivamento do processo por mais de 3 vezes, entretanto, com muito sucesso e gozando de boas amizades o presidente da entidade Valdiano Oliveira conseguiu desarquivar o processo, mostrando para o Ministério das Comunicações que a entidade estava dentro da lei e de seus regulamentos constitucionais e desta forma conseguir obter essa vitória salutar para a comunidade do Itambé e por que não dizer para o município de Caucaia.

Amigos do blog me sinto muito feliz por mais esta conquista, a conquista de nossa rádio comunitária, a CAUÍPE FM 104,9. Comemorei muito, a alegria que me contagia é imensa, pois o nosso processo ao longo dos 4 anos de história sofreu muitos percauços, perseguissões políticas e outros. Quero compartilhar desta alegria com vocês, e aqueles que encontram-se ainda em fase de análise, paciência que dar certo.

20 de outubro de 2009

Projeto Técnico para Rádios Comunitárias

Amigos, tenho visto muita gente reclamando do Ministério das Comunicações sobre o mapa de arruamento que muita das vezes o setor de engenharia não aceita, sobre isso vai aí a nossa dica, em conversa com alguns engenheiros que lidam especialmente com o serviço de rádio comunitária, e em especial com o setor de engenharia, a dica eles estão dando é para aqueles que não disponibilizam de um profissional que trabalha com mapas o aquela ferramenta do google, o GOOGLE EARTH, o Ministério das Comunicações não tem recusado este tipo de mapa. Agora para que o Ministério não recuse é preciso tomar alguns cuidados ao enviar o mapa com o ráio de abrangência da emissora, ao selecionar o local na ferramenta do google earth vá para "Régua" lá ao clicar selecione a opção em Quilômetros após isso faça um ráio de aproximadamente 1 km de distância da sua antena transmissora, em seguida desabilite a régua e você terá aí o mapa na escala de 1 a 10.000, ou seja, após isso você verá que o traçado de até 1 km é o que o Ministério das comunições exige e está na escala desejada. Boa Sorte, qualquer dúvida me envie e-mail que terei o maior prazer em responde-los.

13 de outubro de 2009

ABRAÇO NA CONFECOM

A participação da ABRAÇO - Associação Brasileira de radiodifusão Comunitária é de fundamental importância na CONFECOM - Conferência Nacional de Comunicação, proposta pelo governo federal, em sua perticipação a Abraçoleva propostas preveem a revogação da atual legislação, que considera crime a operação de emissoras não autorizadas, a anistia para pessoas processadas ou punidas por operarem rádios comunitárias sem autorização, a devolução dos equipamentos confiscados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o aumento da potência dos atuais 25 watts para até 250 watts, de acordo com as características territoriais de cada cidade.

Há ainda uma sugestão de que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), à qual pertence a Agência Brasil, na condição de empresa pública, implante uma nova mentalidade de rede nacional de rádio e televisão, regionalizando a produção cultural, artística e jornalística com a criação de seis centros de produção regionais.

Associação diz que maioria das rádios comunitárias não atende a população

Apenas a minoria das mais de 3,8 mil rádios comunitárias autorizadas a funcionar no país atendem aos princípios legais que regem o serviço de radiodifusão comunitária. A afirmação é do coordenador de Comunicação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Josué Franco Lopes.

“A Abraço considera que não chega a 1,5 mil as que são verdadeiramente rádios comunitárias. Das autorizadas a funcionar, a grande maioria é ligada a igrejas, políticos ou a alguma picaretagem”, diz Lopes, para quem isso se deve à inexistência de um órgão que controle o setor com a participação da sociedade civil.

Segundo a Abraço, enquanto processos de associações e fundações legitimamente comunitárias levam anos tramitando no Ministério das Comunicações, processos de rádios ligadas a lideranças políticas ou a grupos econômicos são julgados com maior rapidez.

fonte: Jornal Feira Hoje

POLÍCIA FEDERAL VISITA RÁDIO COMUNITÁRIA

Isso mesmo a Polícia Federal esteve visitando os estúdios da rádio comunitária do município de Bela Cruz no Ceará, a rádio comunitária Genoveva Fm foi surpreendida com a visíta mais que inusitada, mais Antes que pensem que os agentes estiveram para fechar a rádio, enganam-se, a rádio Genoveva Fm corroborou com a campanha da polícia para convidar a população para recadastrarem e regularizarem suas armas de fogo. Em cumprimentoo que determina a lei nº. 11.922, de 13 de abril de 2009, prorrogou para 31 de dezembro de 2009 os prazos de que tratam o § 3º. do art. 5º. e o art. 30, ambos da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Parabéns aos amigos da Genoveva Fm pela campanha de conscientização no interior do estado do Ceará.

7 de outubro de 2009

GOVERNO DEFENDE CANAL DA CIDADANIA

Muito bate boca na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, a pauta do bate boca é a criação de uma lei para a implantação do serviço de Tv Comunitária.

Para o consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, o projeto é desnecessário, pois o governo federal já está criando o Canal da Cidadania, que, entre outras funções, atenderá a programação da comunidade local, concedendo espaço para que as localidades possam veicular programas de interesse da sociedade.

Dr. Marcelo Bechara disse que o canal funcionará como uma multiprogramadora, ou seja, as entidades aproveitaram a infraestrutura que o governo irá disponibilizar.
Para o coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, José Luiz Nascimento, Ao elogiar o projeto original(PLS/483/08) do Senador Casagrande (PSB-ES), ele explicou que as TVs comunitárias são uma oportunidade para "o Brasil mostrar a cara do povo brasileiro", com pluralismo, gestão pública, participação direta do cidadão na emissora e ainda controle social, por meio de um conselho comunitário.

Nosso Comentário:
Por mais que o governo defenda o canal da cidadania, o projeto ficará limitado, restrito e com certeza não irá atender aos anseios da comunidade. Precisamos defender esse projeto do senador Casagrande, além de dar oportunidade a tv comunitária irá descentralizar o poder que os grandes grupos de comunicação detém hoje. Amigos, faremos força para que o projeto possa ser aprovado e que a vitória seja do POVO e não de empresários que só visam o lucro e o poder da comunicação.

6 de outubro de 2009

TV COMUNITÁRIA

A proposta (PLS 483/08), que altera a Lei 9.612/98, determina que o serviço de televisão comunitária seja criado por meio de outorga sob a forma de consignação do serviço de radiodifusão comunitária sonora e de sons e imagens. A pressão é grande em cima desse projeto, em outros países a tv comunitária é realidade, aqui no Brasil somente nas tv's a cabo se pode sintonizar.

No Brasil o serviço está sendo esperado com grande espectativa, muitas comunidades precisam fortalecer e fazer valer o seu direito, o direito a cidadania e com isso a liberdade de expressão. Agora quem não está nada satisfeito com esse projeto é a toda poderosa ABERT.

2 de outubro de 2009

Foram aprovados, pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, os pareceres do senador Gilberto Goellner (DEM/MT) aos Projetos de Decreto Legislativo (PDS) 323/2009, 325/09 e 669/09. Todos autorizam, respectivamente, a criação de rádios comunitárias nas cidades de Santa Carmem, Ribeirão Cascalheiras e Sapezal, no estado de Mato Grosso.

A Associação de Radiodifusão Comunitária Artística e Cultural fica autorizada a executar o serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Santa Carmem. Em Ribeirão Cascalheiras, a execução fica a cargo da Associação Cultural Comunitária Rádio Terra FM. Já em Sapezal, a permissão foi concedida à AMG Publicidade e Comunicação Ltda.

Para o senador, as rádios comunitárias têm um importante papel no processo de democratização da comunicação. “Os trabalhos desenvolvidos por meio desse veículo podem contribuir significativamente para a dinamização do processo educativo e para o desenvolvimento sustentável da região”, disse.

Os Projetos foram encaminhados para o Plenário da Casa, onde permanecem por um prazo de 5 dias úteis para abertura de possíveis recursos. Caso isso não ocorra, os projetos serão promulgados pelo Congresso Nacional.



FONTE: http://leccufrj.wordpress.com/2009/10/01/aprovados-pareceres-que-criam-radios-comunitarias-em-mato-grosso/VIA ABRAÇO

ASSEMBLÉIA LESGISLATIVA DO CEARÁ E RÁDIOS COMUNITÁRIAS


A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realizou,quarta-feira (30/09), audiência pública para discutir a situação das rádios comunitárias no Estado. Segundo o deputado Artur Bruno (PT), que solicitou o debate, os representantes destas emissoras reclamam de limitações impostas pelo Ministério das Comunicações e defendem mudanças na legislação que regulamenta o setor.

Durante a audiência, Bruno destacou a abertura ocorrida no setor de comunicações e a convocação da Conferência Nacional de Comunicação durante o Governo Lula. O petista ressaltou o trabalho realizado pelas rádios comunitárias na divulgação de informações de utilidade pública e difusão cultural de entidades locais. “O rádio mais democrático está nas emissoras comunitárias”, declarou o parlamentar.

O coordenador da Comissão Pró-Fórum Estadual em Defesa das Rádios Comunitárias, Kim Lopes, afirmou que a leis que regulam a comunicação no País precisam ser aperfeiçoadas. Ele citou a proibição da veiculação de anúncios e disse que “a lei dificulta a sobrevivência das rádios comunitárias. “Pagamos salários e equipamentos como rádios comerciais. Então porque não podemos atuar da mesma forma?”, questionou.

O coordenador apresentou ao deputado Artur Bruno a proposta de criação de uma lei estadual que destina um percentual da propaganda do Governo do Estado às rádios comunitárias.

Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Débora Lima, a regulamentação das rádios comunitárias é discutida há mais de 20 anos. Ela aproveitou o discurso para criticar a legislação que regulamenta essas emissoras. “A lei beneficia os grandes grupos econômicos que atuam na comunicação”, afirmou.

Para Débora Lima, a Conferência Nacional de Comunicação é uma oportunidade histórica de discussão sobre temas como a concessão de rádios e televisões no Brasil. “Temos que evitar que a Conferência seja dirigida pelos barões da imprensa, que querem definir o que pode ou não se discutir sobre o direito do povo brasileiro à comunicação”, destacou a jornalista.

O presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará, Anderson Maia, informou que as rádios comunitárias são concessões federais e estão sujeita à lei. O gerente regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), José Geraldo Leite, disse que existem 202 rádios comunitárias autorizadas no Estado. Segundo ele, é dever da Anatel fiscalizar os aspectos técnicos destas emissoras.

Representantes de rádios comunitárias de diversos municípios cearenses também participaram da audiência e defenderam modificações na legislação.
CV/JU


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/BLOG DA ABRAÇO

AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS NA CONFERENCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO


Nos dias 9,10 e 11 de outubro, em Brasília, a ABRAÇO Nacional realizará o Seminário de Formação da Rede Abraço de Rádios Comunitárias e a Conferência Livre, para organizar as rádios comunitárias para a I Conferência Nacional de Comunicação - CONFECOM.

O Seminário tem por objetivo preparar os comunicadores populares, das rádios comunitárias, para participarem da Rede Abraço de Rádios Comunitárias. A Rede é um espaço de compartilhamento de programas entre as emissoras comunitárias. O Seminário abordará temas como: cultura livre, edição de áudio com software livre, transmissões pela web e automação de rádios comunitárias com software livre.

A Conferência Livre de Comunicação será no dia 11 de outubro, quando serão discutidas propostas das rádios comunitárias para serem levadas a CONFECOM. Entre os temas em debate está a digitalização do rádio, o financiamento público para as rádios comunitárias, produção e distribuição de conteúdos e a regulamentação do setor.

Horário: 9 outubro 2009 às 20:00 a 11 outubro 2009 às 19:00
Local: CONTAG - Brasília/DF
Organizado por: ABRAÇO CENTRO OESTE

Fonte: Abraço-Centro Oeste