30 de dezembro de 2009

FELIZ ANO NOVO FELIZ 2.010

Amigos do Blog, estivemos temporariamente fora do ar por motivos técnicos no Blogger, pedimos desculpas pela ausência durante esses dias. Aproveito o ensejo, pra agradecer a todos vocês amigos internautas, admiradores da radiodifusão comunitária por nos acompanhar nesse nosso trabalho que é dedicado esclusivamente para as rádios comunitárias do nosso Brasil. Espero que em 2010 estejamos aqui, conto com vocês. Feliz 2010, Que Deus nos cubra de bençãos. Viva as Rádios Comunitárias.

25 de dezembro de 2009

Natal da RCC Fm em São Sebastião do Caí/RS

De acordo com o diretor da Rádio Pio Rambo, "Foi muito linda a festa de abertura de Natal neste sábado dia 28/11 aqui no centro de São Sebastião do Caí. Estima-se a participação de aproximadamente 4000 pessoas prestigiando o evento. Participaram também as candidatas à rainha da festa da bergamota do próximo ano". Quero Parabenizar o Pio Rambo que vem fazendo um ótimo trabalho junto com os seus pares de diretoria da associação que mantém a rádio, e sem falar dos locutores e radialistas que levam todos os dias muita alegria e informação aos municípes de São Sebastião do Caí/RS. Um abraço pra todos.

23 de dezembro de 2009

Rádio Comunitária Comemora o seu 5° aniversário

O aniversário é da Rádio Diversidade Fm em João Pessoa-PB, mais que ganha o presente é a população, pois além da boa música, a rádio presta um serviço grandioso para a comunidade local daquele região da Paraíba. Aos amigos da Diversidade Fm, aos ouvintes e apoiadores os nossos Parabéns pelos 5 anos de muito serviço ao povo da Paraíba.

4 Novas Rádios Comunitárias

Presente de Natal para quatro entidades comunitárias, o D.O.U de 22 de dezembro de 2009, publicou autorização para associações comunitárias para execução do serviço de radiodifusão comunitária por um período de 10 anos, a seguir a relação das entidades. Para elas os nossos parabéns. Clicando sobre a imagem ele amplia.

22 de dezembro de 2009

Rádios Comunitárias criam Federação Paranaense

FEMARCOM-PR deve representar e integrar mantenedoras das emissoras no Estado

O Estado Paraná conta, desde o último sábado (08/11), com uma Federação das Mantenedoras de Rádios Comunitárias (FEMARCOM-PR), fundada em reunião realizada na Universidade Estadual Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em Guarapuava.

A iniciativa visa fortalecer os projetos e ações de produção e difusão em rádio comunitária, numa perspectiva cooperativada, buscando formas de apoio, bem como trocas de experiências e soluções aos problemas atualmente enfrentados pelas emissoras paranaenses.

“Além de parcerias com escolas e universidades, vamos buscar apoio junto aos setores de governo, seja estadual, municipal ou federal”, explica o presidente da FEMARCOM-PR, Henrique Daniel Leobet, que participa da coordenação da Rádio Cruzeiro do Sul FM, no município de Palmeira.

Por representar projetos comunitários sem fins lucrativos, a proposta da Federação de Mantenedoras de Rádios Comunitárias conta, desde sua criação, com o apoio do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Assessoria de Comunicação da Unicentro e Agência de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A proposta de criação da Federação surgiu a partir de dois encontros estaduais de emissoras de rádios comunitárias. O primeiro realizado em agosto de 2005 em Jataizinho (PR) e o segundo ocorrido na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no dia 8 de agosto de 2008.

A sede da FEMARCOM localiza-se na Rua Vicente Machado, 1770, Centro, Palmeira, Paraná. Confira, abaixo, o nome de todos os membros da primeira diretoria eleita da FEMARCOM-PR, para o biênio 2008-2010, e as respectivas entidades representativas dos dirigentes.

Diretoria Eleita da FEMARCOM-PR (Gestão 2008-2010):

Presidente: Henrique Daniel Leobet (Rádio Cruzeiro do Sul FM, de Palmeira)

Vice-presidente: Adão Casagrande (Associação Rádio Esperança, de Ivaiporã)

Secretário: Antônio Edson de Souza (Associação Comunitária, Cultural e Artística Campo do Tenente)

Segundo secretário: Edson Carlos Musial (Agência de Desenvolvimento de Mallet)

Tesoureiro: Teodoro da Silva (Associação Cultural e Beneficente de Radiodifusão Comunitária Lapeana)

Segundo tesoureiro: Simão Joel Ivaszek (Associação Cultural e Ecológica Vale do Sol)

Relações Públicas: Eloi Leichsenring (Associação Rádio Comunitária Alternativa FM)

Conselho Fiscal (Titulares):

Elias dos Santos Rodrigues (Associação de Desenv. Social e Econômico Prudentópolis)

Orlei dos Santos Ferreira (Rádio Reserva FM)

Sérgio Sidney Pizaia (Associação Cultural Esperança FM)

Conselho Fiscal (Suplentes):

Gesolina Nekel (Associação Rádio Esperança, de Ivaiporã)

Sandra Regina Cardoso da Silva (Associação Cultural e Beneficente de Radiodifusão Comunitária Lapeana).

Outras Informações: Rádio Cruzeiro do Sul FM. Telefone (42) 3252 1770, com Henrique Daniel Leobet (presidente da FEMARCOM-PR).

Assessoria

Rede sul de noticia

RÁDIOS COMUNITÁRIAS PROMOVEM NATAL SOLIDÁRIO


Em todo o Brasil, milhares de rádios comunitárias realizam o que chamamos de campanha natal solidário, com esse movimento em todo brasil, podemos perceber a significancia e o papel importante que as rádios comunitárias tem para o contexto da sociedade em que estão inseridas, é o caso dos locutores da rádio Cultura Fm de Progresso que foram para as ruas arrecadar os alimentos, roupas, calçados e brinquedos foram, Édio Rosa, CJ Moraes, Edi Carlos Ribeiro, Ratinho, RJ, J. Gutierres, Lobão, Manolo Garcia, Charles Prazeres, Dj Denom, Paulinho e as secretárias Iza e Josélia. Estavam também ajudando os integrantes da RJ Eventos, Joilson e DJ Juninho entre outras pessoas que colaboraram. No Rio Grande do Sul, Com o intuito de fomentar o comércio local, a Rádio Comunitária de Caiçara juntamente com o comércio local e o poder público municipal lançaram a campanha "Caiçara - Um Natal de Sonhos".
A campanha visa oferecer a população caiçarense uma grande leva de eventos alusivos ao Natal, bem como resgatar o espírito natalino na comunidade. Destacam-se na programação a chegada do Papai Noel de helicóptero, no domingo, dia 13 de dezembro pela parte da manhã, bem como o concurso de iluminação de vitrines e residências na cidade e o sorteio da Compra Premiada de Natal. Aos amigos companheiros comunicadores radialistas e diretores de rádios comunitárias, os nossos parabéns, vamos continuar levando mais alegrias para esta população que muita das vezes não sequer o que comemorar no natal, pra muitas, o natal representa fome miséria, solidão e muita dor.

16 de dezembro de 2009

CONFECOM

Parabéns aos conferêncistas da 1° conferência nacional de comunicação realizada em Brasília, os assuntos que foram pautados estão sendo debatidos paulatinamente, e o que parece é que teremos resultados a curto prazo. Acompanhando as notícias oriudas da 1° Confecom concordo com a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que participa da conferência, ela reforça que a Constituição estabelece que “os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”.

“Precisamos mudar os critérios de outorga. Essa é uma área que precisa ter um controle público e participação da sociedade. As concessões duram 15 anos, o que é muito tempo, e as renovações são automáticas”, afirma Erundina. “Quando apresento requerimento para discutir as concessões na Câmara, é um grita geral. Ninguém quer. Mas a sociedade precisa assegurar a fiscalização dessas concessões. O controle social é o centro do debate”, considerou Erundina.

As entidades que trabalham com a radiodifusão comunitária estão de parabéns mais uma vez, se fazem presente quase que por maioria nesta confência, agora mais uma vez quem dar um mal exemplo são as associações e entidades que representam a grande mídia nacional, não se fizeram presente nas discursões, que pena né?. Quero parabizar o portal: www.jornalstylo.com.br pela cobertura feita em Brasília.

8 de dezembro de 2009

CONGRESSO NACIONALAPROVA 29 OUTORGAS PARA RADCOM

Isso mesmo Com a publicação dos Decretos Legislativos, 29 novas rádios comunitárias ganharam outorgas para funcionarem por dez anos. Foram contempladas cidades dos estados do Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Pará e Ceará. No meu Ceará a cidade beneficiada foi Tianguá.

4 de dezembro de 2009

Duas novas Rádios Comunitárias

Parabéns Aos municípios de Xaxim em Santa Catarina e Feira Nova de Sergipe, o Diário Oficial da União desta sexta-feira, 4 de dezembro, traz portarias com autorizações do Ministério das Comunicações para duas novas rádios comunitárias. A Associação Comunitária de Radiodifusão Xaxinense, de Xaxim (SC), bem como a Associação de Radiodifusão Comunitária da cidade de Feira Nova (SE) ganharam outorgas, que ainda necessitam passar pelo Congresso Nacional para deliberação final. Para estas Associações os nossos aplausos e congratulações por este dia tão especial, pois a publicação no Diário Oficial é o saldo de muito esforço, trabalho, perseverança e muita dedicação ao processo, isso sem falar das humilhações que passamos para conseguir angariar algum apoio político para abraçar a causa. Segundo o Ministério das Comunicações, Atualmente existem no país 3.864 rádios comunitárias. Click na imagem que ela ampliará

Fonte: Ministério das Comunicações

1 de dezembro de 2009

1° CONFECOM

A 1° Conferência Nacional de Comunicação, idealizada pelo Ministério das Comunicações, está próxima, acontecerá no próximo dia 14 ao dia 17 de dezembro de 2009 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília. Após as várias conferências estaduais acontecidas em todo o país, agora os temas debatidos nos estados serão debatidos na conferência nacional. Vários delegados escolhidos nas respectivas conferências estaduais irão representar e defender pautas pré-estabelecidas nos estados. O diferêncial que eu vejo é a participação de 350 observadores, desses 350, 130 irão inscrever-se pelo site da Confecom, as incrições serão por odem de chegada e acontecerão apartir do dia 03 de dezembro (www.confecom.gov.br) .
Aos amigos que não puderam participar de nenhum desses movimentos estaduais ligados a Confecom Nacional, uma boa dica é participarem das discursões levantadas no site, inclusive sobre rádios comunitárias. Participem.