22 de maio de 2010

ABRAÇO NACIONAL NOTÍCIAS


ABRAÇO promove Festival Web da Diversidade Musical Brasileira

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO) está promovendo, através da Agência Abraço, o I Festival da Diversidade Musical Brasileira, que será realizado via rádioweb a partir dos estúdios das emissoras comunitárias no âmbito do Distrito Federal e do Entorno em transmissão coordenada pela Rádioweb Abraço no ar.
O produtor do I Festival Web da Diversidade [continua...]


ABRAÇO busca mídia federal para as RadCom

O coordenador executivo da ABRAÇO Nacional, José Luiz Sóter, enviou documento ao ministro Franklin Martins, titular da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, solicitando o cumprimento de acordo assinado entre a SECOM, a ABRAÇO e Ministério das Comunicações durante a I CONFECOM que beneficiaria as rádios comunitárias com sua inclusão no plano de [continua...]


VAMOS ABRAÇAR A ABRAÇO

Mais uma rádio da Bahia foi multada em R$ 3 mil reais pelo Ministério das Comunicações. O Minicom encontrou uma forma licita de impedir que as Radcom existam. Uma multa de 3 mil reais é a decretação do fechamento da emissora. Não podemos nos calar diante do novo AI 5 e da nova forma de [continua...]


CCTCI vai debater desdobramentos da 1ª Confecom

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara vai debater na próxima terça-feira (25/05), a partir das 14h, a implementação das propostas aprovadas no âmbito da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro do ano passado.
O requerimento para a audiência pública é da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que pretende avaliar com [continua...]

Curso para radialistas comunitários tem inscrições abertas

A notícia é muito boa, e pra quem tem interesse no assunto não pode perder esta oportunidade, a informação é do IJNET confira.
Estão abertas as inscrições para o curso online para jornalistas de rádios comunitárias. O curso é promovido pelo Centro Internacional para Jornalistas.

Podem participar comunicadores de emissoras comunitárias da América Latina e de rádios hispânicas nos Estados Unidos. O treinamento irá mostrar técnicas multimídia e a formação de redes de jornalistas cidadãos.

O curso será dividido em duas edições. O prazo pra inscrição no primeiro vai até 28/05 e para o segundo, 28/06. Mas informações estão disponíveis no site da IJNet.

20 de maio de 2010

RADIALISTA COMUNITÁRIO PEDE MAIS ATUAÇÃO DA ABRAÇO

As inúmeras multas proferidas pelo Ministério das Comunicações contra emissoras comunitárias, tem tirado o sossego dos radiodifusores, as multas são muito altas e com isso chega a inviabilizar o orçamento das entidades responsáveis pelas rádios. No site da Rádio Zumbi dos Palmares, uma matéria falando sobre o assunto acompanhe.

Mais uma rádio da Bahia foi multada em R$ 3 mil reais pelo Ministério das Comunicações. O Minicom encontrou uma forma licita de impedir que as Radcom existam. Uma multa de 3 mil reais é a decretação do fechamento da emissora. Não podemos nos calar diante do novo AI 5 e da nova forma de Censura, precisamos ajudar financeiramente esta entidade ABRAÇO para que ela contrate advogado capacitado para fazer as defesas e interpelar judicialmente o Secretário Nacional de Radiodifusão e os servidores do Minicom. Somente assim a perseguição finalizaria. Vejam bem, se cada um de nós contribuir com 20 reais por mês para a Abraço ela se tornará forte igual ou mais imponente que a Abert, entidade a quem o Minicom é subalterno.

Não podemos aceitar, precisamos com urgência entrar na Justiça contra estas arbitrariedades. Não podemos esperar mais. Onde estão os deputados que dizem defender as radcom, só aparecem no ano eleitoral e somem? Queremos providências enérgicas já. Ao aplicar a multa, o Minicom tem a certeza de que impede o crescimento das Radcom. A Abert existe porque as comerciais pagam pela sua existência, e nós vamos ficar mendigando, esperando favor? Será que não podemos pagar também para ter uma ABRAÇO forte e atuante?

Somos 10 mil em todo país, outorgados são mais de 3 mil, somos abelhas separadas que juntas podem muito mais. Vamos todos abraçar a ABRAÇO, mas é pra já. Que se contrate um escritório de advogados forte, preparado, para os enfrentamentos jurídicos. Processar criminalmente os servidores pro prevaricação, e civilmente pelos prejuízos causados às comunidades que tenham sua rádio fechada ou multada. Chega de mendigar providências. E os candidatos a Presidente do Brasil, vamos pedir o apoio e compromisso com nossa causa.

19 de maio de 2010

ABRAÇO NACIONAL NOTÍCIAS

em pressão dos movimentos sociais
Legislativo não respeitará Confecom

14/05/2010
Candice Cresqui – FNDC
Tramitam mais de 200 projetos sobre temas de comunicação na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI ) da Câmara dos Deputados. Esse número, que inclui as propostas apensadas, pode ultrapassar a casa dos 300 se forem contabilizados os projetos que estão em outras comissões. A maioria das proposições antecede[continua...]


Ponto de Cultura terá programa em rádio comunitária

Na programação da Rádio Comunitária Rainha FM, de Itabaiana/PB, consta o programa “Resenha Cultural”, produzido pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, que vai abordar temas relacionados à cultura e informar sobre os eventos do Ponto. O programa vai ao ar pela primeira vez em 29 de maio, às 16 horas.
Os produtores são Clévia Paz, [continua...]


STF determina que ‘A Voz do Brasil’ seja veiculada às 19h

14/05/2010
Redação Zero Hora

Agert aguarda julgamento de novo recurso até o final do ano o Supremo Tribunal Federal determinou que as afiliadas da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) devem transmitir o programa radiofônico A Voz do Brasil em seu horário original, às 19h. Com a decisão, as emissoras que contavam com uma [continua...]

11 de maio de 2010

ANATEL muda controle da programação das rádios comunitárias



COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS:

A ANATEL está mudando a forma de procedimento em relação ao controle da programação solicitando a gravação por ofício e não mais indo à localidade para fazer a gravação, Todos sabem que o controle da programação não é de competência da ANATEL e sim do Ministério das Comunicações, entretanto eles firmaram um convênio para que os fiscais da ANATEL realizem o levantamento de "campo".

É obrigação da emissora gravar toda a programação.

Antes de enviar a gravação do programa, sugiro que façam contato com os Coordenadores Estaduais da ABRAÇO ou diretamente com o Coordenador Geral Nacional José Sóter - 61 964-8439 - josesoter@yahoo.com.br para esclarecer quaisquer dúvida.

Sugestão da Coordenação da ABRAÇO Centro Oeste, já vão se preparando para receber a notificação em anexo.


OFICIO ANATEL NOTIFICAÇÃO.jpg

Visite ABRAÇO CENTRO-OESTE em: http://abracocentrooeste.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

9 de maio de 2010

RÁDIOS COMUNITÁRIAS FESTEJAM O DIA DAS MÃES


O dia é muito especial, e não seria diferente nas rádios comunitárias, com uma programação voltadas para as mães, as rádios comunitárias deram um verdadeiro show, foi o caso da rádio Comunitária FM que realizou o seu 6º Show do Dia das Mães no dia 8 de maio.
Além dos comunicadores da emissora, o evento contou com artistas de Sertãozinho como Malukinha Pankadão, Rick Neto, Adriana Monteiro & Viviane e outros convidados. Houve sorteio de brindes para as mães. Além da Comunitária Fm, várias outras rádios comemoraram e festejaram com muita alegria o Dia das mães neste domingo. Parabéns mamães de todo o Brasil.



6 de maio de 2010

SENADORES FAZEM DENÚNCIAS SOBRE TV E RÁDIOS COMUNITÁRIAS

Várias emissoras de rádio e televisão comunitárias no Brasil estariam descumprindo a legislação que permitiu sua criação - atuando muito acima da potência permitida ou como emissoras comerciais com fins lucrativos. A denúncia foi feita pelos senadores Hélio Costa (PMDB-MG), Roberto Cavalcanti (PRB-PB), Gerson Camata (PMDB-MG) e Papaléo Paes (PSDB-AP), em reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), nesta quarta-feira (5).
- Os canais comunitários de rádio, autorizados por decreto ministerial, têm limite de potência de 0,25w. Alguns, no entanto, compraram transmissores de 1 kw e estão invadindo o espaço alheio, prejudicando outras estações e agindo à margem da lei - disse Hélio Costa, que foi ministro das Comunicações até 2 de abril. Ele informou ainda que há dez mil emissoras de rádio piratas no país.
Segundo Hélio Costa, a legislação que cria a televisão digital no Brasil estabelece quatro tipos: o canal público, que substitui a Radiobrás; o canal educativo, o cultural e o de cidadania, que abrange os comunitários. Um canal digital de tevê comunitária, assim como as rádios comunitárias, explicou, deve atender ao interesse geral da sociedade e não pode ter controle de grupo econômico ou político. O descumprimento dessas regras foi apontado por Papaléo Paes em rádios comunitárias existentes em seu estado, as quais atuariam em defesa de grupos políticos ou com propaganda de empresas, o que é ilegal.
Na opinião do senador Roberto Cavalcanti, o revendedor que aceita vender transmissores de potência acima do permitido por lei a uma rádio comunitária deveria ser descredenciado. "Além disso, com o pretexto de apoio cultural, várias empresas estão anunciando seus produtos, como panelas e roupas, em rádios e tevês comunitários, o que os transforma em canais comerciais comuns, com fins lucrativos, o que é absolutamente ilegal", explicou.
Os transmissores de rádio e televisão vendidos aos canais têm que ser registrados e homologados pelo governo, mas, segundo Hélio Costa, é difícil a fiscalização, tendo em vista o grande número de rádios piratas em funcionamento no país.
- É preciso que o concessionário cumpra a lei e não espere que a fiscalização vá lá reprimi-lo. O cidadão comum segue a lei porque é a norma social, não porque teme que o delegado vá lá prendê-lo - disse. Além de Hélio Costa,Gerson Camata também criticou as emissoras de rádios comunitárias.

Cezar Motta / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
101656

4 de maio de 2010

COMUNIDADE FM 98,1 GAMA/DF

A rádio comunitária, desde o ano de 1998 que vem desenvolvendo um trabalho diferente para a comunidade do Gama, a emissora disponibiliza uma programação vasta que agrada a todos os gostos. Com uma linguagem diferente, os locutores atingem a comunidade com informação e diversão, a cultura, a religiosidade e o bom gosto se confundem com a historia da rádio.


MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES AUTORIZA ENTIDADES À EXECUTAR RÁDIO COMUNITÁRIA

Ministério das Comunicações autoriza 3 entidades comunitárias a executar o serviço de radiodifusão comunitária, as entidades autorizadas deverão esperar a apreciação do Congresso Nacional para deliberação. Clicando na imagem visualizará melhor.