29 de dezembro de 2010

ANATEL PUBLICA CONSULTA PÚBLICA PARA RÁDIOS COMUNITÁRIAS

O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Ara Apkar Minassian, publicou no último dia 27/12 colnsulta pública para o serviço de rádio comunitária em 86 municípios do Brasil, Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A proposta é substituir canais como 198 e 200 pelos canais 251, 252, 253, 254, 292 estes serão usados temporariamente em algumas regiões até sua substituição pelo canal exclusivo 200. A seguir o link pra você conferir tanto a consulta e o municípios que sofrerão alteração.

LINK DA CONSULTA PÚBLICA N° 53 , DE 27 DE DEZEMBRO DE 2010.



27 de dezembro de 2010

MC AUTORIZA NOVAS ENTIDADES COMUNITÁRIAS PARA O SERVIÇO DE RADCOM

Brasília – O Ministério das Comunicações publicou, no Diário Oficial da União da última sexta-feira (24), portaria de autorização para que sete entidades possam executar o serviço de radiodifusão comunitária pelo prazo de dez anos. As autorizações foram outorgadas para a Associação de Promoção Social e Radiodifusão Comunitária de Damianópolis, em Damianópolis (GO); Associação Serra do Camará, em São Miguel (RN); Associação de Radiodifusão Barreto FM, em Bento Fernandes (RN); Associação Comunitária de Ribeirão das Neves Cidadania Ativa e Associação Cultural Ondas de Paz, em Ribeirão das Neves (MG); Associação dos Amigos Bocainenses, em Bocaina de Minas (MG); e Associação Educativa e Cultural de Ibirité, em Ibirité (MG). Os atos de outorga só terão efeitos legais após aprovação do Congresso Nacional

FONTE: MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

21 de dezembro de 2010

RÁDIO ZUMBI DOS PALMARES

A diretoria executiva da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares reuniu-se neste domingo, 19 de dezembro, para fazer uma avaliação do ano que está se encerrando e programar as ações para 2011. Foi lida e aprovada carta para a Fundação de Cultura de João Pessoa/PB, onde a entidade solicita mais atenção ao bairro do Ernesto Geisel que está carente de investimentos públicos na área de cultura e lazer. Outro ponto aprovado foi a criação da rádio web, que deverá estar lincada em nosso blog em janeiro, com o melhor da programação da emissora.

A Presidente Fabiana Veloso disse que é importante reformular o estatuto e regimento interno da rádio para democratizar mais a instituição comunitária, tarefa que será executada nas próximas reuniões. Na ocasião, Clareana Cendy apresentou sua proposta de redesenho da logomarca da emissora, que foi aprovada pelos demais companheiros.

Clareana Cendy propõe convite ao músico e ativista cultural Pedro Osmar para estar presente nas próximas reuniões da Rádio Zumbi, “pela grande contribuição que ele pode dar às ações do grupo, principalmente na área da cultura”. A próxima reunião da Executiva está marcada para o dia oito de janeiro de 2011. "Parabéns aos amigos da Rádio Zumbi, eu sou leitor assíduo do blog da rádio".

12 de dezembro de 2010

COMISSÃO APROVA MUDANÇA NA PUNIÇÃO DE RADCOM


Marroni considera que não se deve criminalizar as rádios que ainda aguardam autorização para funcionar.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na última quarta-feira (1º) mudanças na regulamentação para a operação de rádios comunitárias. A proposta retira da esfera penal a forma de punir as infrações cometidas, detalhando as infrações administrativas que denotam o mau uso do serviço.

O relator, deputado Fernando Marroni (PT-RS), apresentou substitutivo ao Projeto de Lei 4549/98, do ex-deputado Salvador Zimbaldi, e aos apensados PLs 4808/98, 796/03, 4294/04, 4540/04 e 4573/09, e votou pela rejeição do PL 3225/00.

O deputado explica que, em seu substitutivo aprovado pela comissão, toma por base o PL 4573/09, do Poder Executivo, que melhor define todas as questões envolvidas.

A proposta altera a Lei de Radiodifusão Comunitária (9.612/98) para definir que o crime de operação de emissora de rádio irregular – que hoje, segundo o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), é punido com detenção de um a seis meses ou multa – seja considerado infração gravíssima, que pode levar à apreensão dos equipamentos e ser punido com multa e suspensão do processo de habilitação.

Hierarquia
Hoje, as infrações cometidas por rádios comunitárias têm o mesmo peso - são punidas com advertência ou multa e, no caso de reincidência, com a revogação da autorização. O substitutivo cria uma hierarquia. São classificadas de infrações gravíssimas, punidas com a cassação da autorização e a interdição dos equipamentos: transferir os direitos de execução dos serviços para terceiros; praticar proselitismo de qualquer natureza; e permanecer fora de operação por mais de 30 dias sem justificativa.

Marroni argumenta que, apesar de a legislação sobre as rádios comunitárias garantir o exercício do direito, não conseguiu romper as dificuldades que essas estações enfrentam desde a década de 70, que são a clandestinidade, perda de identidade decorrente do risco de apropriação indevida por partidos políticos, problemas técnicos, burocráticos, criminais e legislativos, além da lentidão na obtenção da licença de funcionamento.

Para o relator, é necessário mudar as normas para não criminalizar as rádios que operam observando os critérios estabelecidos por lei, mas que ainda apresentam processo de autorização em tramitação porque o Estado tem dificuldades para responder à demanda do setor no processamento das licenças.

Risco para terceiros
O substitutivo também altera o Código Penal para punir quem utiliza emissoras de rádio cujas transmissões criem risco para terceiros. Estará sujeito a pena de dois a cinco anos de reclusãoA reclusão é a mais severa entre as penas privativas de liberdade. Destina-se a crimes dolosos (com intenção). Na prática, não existe hoje diferença essencial entre reclusão e detenção. A lei, porém, usa esses termos como índices ou critérios para a determinação dos regimes de cumprimento de pena. Se a condenação for de reclusão, a pena é cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. Na detenção, cumpre-se em regime semi-aberto ou aberto, salvo a hipótese de transferência excepcional para o regime fechado. Há ainda prisão simples, prevista para as contravenções penais e pode ser cumprida nos regimes semi-aberto ou aberto. quem realizar operação de rádio que exponha a perigo a segurança de serviços de telecomunicações de emergência, de segurança pública ou de fins exclusivamente militares, ou ainda o funcionamento de equipamentos médico-hospitalares.

A proposta também altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) para incluir a possibilidade de punição pelo uso de atividade de telecomunicação para a prática de crime. A pena de A reclusão é a mais severa entre as penas privativas de liberdade. Destina-se a crimes dolosos (com intenção). Na prática, não existe hoje diferença essencial entre reclusão e detenção. A lei, porém, usa esses termos como índices ou critérios para a determinação dos regimes de cumprimento de pena. Se a condenação for de reclusão, a pena é cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. Na detenção, cumpre-se em regime semi-aberto ou aberto, salvo a hipótese de transferência excepcional para o regime fechado. Há ainda prisão simples, prevista para as contravenções penais e pode ser cumprida nos regimes semi-aberto ou aberto. reclusão de três a cinco anos pode ser aumentada em metade ou até 2/3 se o crime for cometido por quadrilha, bando ou organização criminosa.

Tramitação
O PL 4549/08, sujeito a análise do Plenário, tramita em regime de prioridadeNa Câmara, as proposições são analisadas de acordo com o tipo de tramitação, na seguinte ordem: urgência, prioridade e ordinária. Tramitam em regime de prioridade os projetos apresentados pelo Executivo, pelo Judiciário, pelo Ministério Público, pela Mesa, por comissão, pelo Senado e pelos cidadãos. Também tramitam com prioridade os projetos de lei que regulamentem dispositivo constitucional e as eleições, e o projetos que alterem o regimento interno da Casa. e já foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, também em forma de substitutivo. Agora será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Câmara dos Deputados

11 de dezembro de 2010

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO


No Diário Oficial da União de quinta-feira 9, foram autorizadas cinco rádios comunitárias no Rio Grande do Sul em Minas Gerais. Passarão por deliberação do Congresso Nacional as portarias relativas à Associação Cultural Vale do Sol (RS); Associação Comunitária Rio Grande, em Ibiraci (MG); Associação Radiofônica Amigos de Córrego de Ouro – Aracor, em Campos Gerais (MG); Somacultural - Sociedade Marlierense de Cultura, Lazer, Desportos e de Defesa do Meio Ambiente, de Marliéria (MG); e Associação Comunitária de Radiodifusão do Primeiro de Maio, da capital mineira.

7 de dezembro de 2010

ABRAÇO NACIONAL NOTÍCIAS


Programação do VII Congresso da Abraço‏


Da programação

16 DE DEZEMBRO
CREDENCIAMENTO – a partir das 9 h
14 h – aprovação do Regimento Interno e instalação da Mesa Coordenadora e a Comissão Eleitoral
15 h – Mesa sobre produção e distribuição de conteúdos – Agencia Abraço de Comunicação e MPB
16 h – Encontro Nacional dos Coletivos Estaduais de Mulheres dirigentes de Rádios Comunitárias – [continua...]


ABRAÇO tem nova diretoria eleita em
congresso de rádios comunitárias

Cerca de 80 comunicadores populares de 10 regiões do Maranhão participaram neste final de semana do 4º Congresso Estadual das Rádios Comunitárias, no auditório do Sindicato dos Bancários, em São Luís.
O evento finalizou com a eleição da nova diretoria (foto 1) da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) no Maranhão. Luis Augusto Silva Nascimento, da[continua...]


Dia 02 de dezembro, Lula e as Rádios Comunitárias.

03/12/2010 – 06:37 mamede

Ontem foi um dia daqueles, acordei às 04 horas da manhã, tinha que chegar em Brasília às 08:00 para participar de entrevista coletiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nunca na história desse país, um presidente havia recebido representantes de rádios comunitárias em uma entrevista coletiva.
Dez emissoras foram selecionadas pela Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO), entre elas a Cidade de Ouvidor, que iria representar Goiás, todos os participantes são de comunicadores populares, gente do povo acostumado [continua...]


Rádios comunitárias – entrevista coletiva
Lula admite dívida do governo para a democracia nas comunicações
“Certamente vou deixar o governo com dívidas muito grandes para democratização dos meios de comunicação do Brasil”, admitiu o presidente Luís Inácio Lula da Silva, na primeira entrevista coletiva para rádios comunitárias.

Áudios disponíveis:
Lula comenta os avanços alcançados com a Confecom e o papel das rádios no novo marco regulatório das comunicações. 55 seg. (432 KB)

Lula fala sobre a dificuldade da mídia comercial em aceitar críticas. 53 seg. (416 KB)

Lula comenta a necessidade de regulação da mídia. E pede para os ativistas da comunicação se prepararem para esse debate. 1 min 09 seg. (540 KB)

Lula comenta a importância das rádios comunitárias para a sociedade. 1 min 9 seg. (540 KB)

O presidente fala sobre a nova correlação de forças no Congresso e a relação de Dilma com as rádios comunitárias. 1 min 1 seg. (480 KB)