30 de junho de 2011

Comunicadoras da Paraíba terão seu 1º encontro no próximo dia 09 de julho



A deputada federal Luiza Erundina (PSB) será uma das palestrantes

As coordenações de Gênero e de Comunicação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba -ABRAÇO-PB, comandadas por Mabel Dias e Fabiana Veloso, respectivamente, estão ultimando os preparativos para o I Encontro de comunicadoras comunitárias e seminário para Jornalistas, com o tema “Mulher, democratização da comunicação e controle social na Paraíba”. O evento vai ocorrer no próximo dia 09 de julho de 2011, no auditório da PBTur, na praia de Tambaú, em João Pessoa.

O encontro representa um espaço de discussão das novas tecnologias sociais, assim como um momento especial de fomento para a difusão de novos conhecimentos, visando o desenvolvimento social e comunitário através dos meios de comunicação e do fazer jornalístico, conforme o folder do evento que tem parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria de Comunicação da Paraíba e Chefia de Gabinete da Prefeitura de João Pessoa.

Entre as palestrantes estão a jornalista Silvana Torquato, a escritora Sandra Raquew, radialista Denise Viola, professora Ana Veloso, jornalista Bia Barbosa, professora Glória Rabay, jornalista Janaíne Aires, Wanessa Veloso e a deputada federal Luiza Erundina, da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação.

O evento marcará o lançamento do livro “Mulheres em pauta – gênero e violência na agenda midiática”, de Sandra Raquew.

Inscrições pelo e-mail: abracoparaiba@gmail.com

23 de junho de 2011

MC ESTABELECE NOVAS REGRAS PARA VISTAS EM PROCESSOS DE RADCOM

Os pedidos de vista de processos de radiodifusão comunitária têm novos prazos a partir desta semana. A informação é do serviço de atendimento da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, área do ministério responsável pela análise dos processos de radiodifusão.

Agora, para consultar processos de radiodifusão comunitária que tenham sido objeto de indeferimento ou que já estejam arquivados, o interessado deve agendar previamente a sessão de vista. Não será mais possível fazer vista de um processo da área no mesmo dia de sua solicitação. A data e hora da sessão de vista deverão ser marcadas pelo atendente, no momento da requisição.

As novas regras para consultar processos de radcom se devem a mudanças físicas que estão sendo realizadas no Ministério das Comunicações, para unificar o serviço de atendimento da secretaria, incluindo mudanças nos arquivos de processos.

Para obter vista de processos, os interessados devem agendar o atendimento por meio do telefone (61) 3311-6358 , das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

19 de junho de 2011

CAUIPE FM REALIZA MANIFESTAÇÃO PARA EVENTO

PADRE REGINALDO MANZOTTI EM CAUCAIA

A Cauípe Fm 104,9 juntamente com a Comunidade Católica Nossa Senhora dos Prazeres, vem encabeçando campanha juntamente com a comunidade caucaiense no sentido de trazer o I Evangeliza Show de Caucaia, para que isso seja possível a comunidade deve participar assinando o abaixo-assinado on-line que é disponibilizado blog da emissora. A campanha começou na última semana e já alcançou mais de 200 assinaturas, durante a programação da emissora os ouvintes que não tem acesso a internet, participam aderindo a manifestação informando por telefone seus dados pessoais. A campanha está a todo vapor, e em julho a emissora se fará presente na transmissão do III Evangelizar de Juazeiro do Norte em parceria com a Fm Padre Cícero 104,9. Participe você também no www.cauipefm.blogspot.com.

CIDADE DE ANTA GORDA GANHA RÁDIO COMUNITÁRIA



Inaugurada a rádio Criativa FM, rádio comunitária é mais uma opção para o povo antagordense. Anta Gorda é um município do Rio Grande do Sul.

A Associação de Difusão Cultural e Comunitária Nossa Senhora do Caravágio, presidida pela Sra. Neida Colombo é a mantenedora da estação. Sendo pioneira no serviço fixo de radiodifusão na cidade, a rádio comunitária levará ao ar informação, curiosidades, utilidade pública, entretenimento, fatos curiosos e músicas dos mais variados gêneros, bem como talentos locais.

Foram anos de espera e tramitação burocrática com o pedido de serviço de Radiodifusão Comunitária junto ao Ministério Das Comunicações, até ser expedida a licença para funcionamento da estação. De agora em diante, a Criativa vem para somar, para contribuir com o crescimento e com o engrandecimento da cultura antagordense e regional.

Escolheu-se o nome Criativa, justamente porque o intuito é levar aos ouvintes, todos os dias, uma programação variada e com criatividade. A princípio, os comunicadores serão: Morgana Colombo, Jhonny Ribas, Diego Colombo e Cíntia Pittol. Dentre os programas que irão ao ar está o programa Raízes Sertanejas e Gaúchas com Diego, Bom dia Cidade, Lance Livre e Criativa Notícias com Morgana, bailão da 106 com Jonnhy e, nos sábados a tarde, A hora do pagode com Cíntia.
FONTE: RÁDIO ZUMBI DOS PALMARES

10 de junho de 2011

ABRAÇO PARAÍBA PROMOVE CURSO


A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba – Abraço/PB – está lançando projeto para realizar oficinas de formação nas diferentes regiões do Estado, garantindo deslocamento e estada para até três pessoas de cada rádio filiada. O projeto está sendo examinado pelo Centro Popular de Cultura e Comunicação, ESSOR/Brasil para uma provável parceria.

O projeto pretende atingir rádios outorgadas ou em processo de outorga, tendo em vista a existência de rádios comunitárias com baixa qualidade de programação, falta de planejamento na produção dos programas radiofônicos e total desconhecimento da base teórica da Comunicação. “Pretendemos qualificar as pessoas que atuam nessas rádios, proporcionando uma conscientização efetiva do seu papel social e da sua importância cultural e o mínimo de conhecimento teórico e técnico da prática da radiodifusão”, disse Daniel Pereira, da Rádio Comunitária Voz Popular de João Pessoa, um dos coordenadores da Abraço.

7 de junho de 2011

MC PROPÕE NOVAS REGRAS PARA RADCOM


Brasília, 06/06/2011 – O Ministério das Comunicações (MiniCom) vai estabelecer novas regras para o serviço de radiodifusão comunitária. As mudanças previstas abrangem a renovação de outorgas das emissoras, critérios de representatividade e prazos de processos, entre outras. A portaria que abre consulta pública para receber sugestões à proposta foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União.


O secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, afirma que o objetivo da medida é modernizar a norma em vigor atualmente, que é de 2004, dando mais transparência e segurança aos processos de outorgas de rádios comunitárias. Entre as novidades, o ato normativo passa a prever a renovação das outorgas após 10 anos da autorização dada pelo MiniCom, com os procedimentos e prazos a serem seguidos.

Segundo a norma atual, a potencial vencedora de um processo de outorga é a entidade que tem maior apoio de pessoas físicas e jurídicas localizadas na área de prestação do serviço, conforme manifestações enviadas pela própria associação ou fundação concorrente. O ministério propõe que esse passe a ser o segundo critério, utilizado para casos de desempate. O primeiro seria a o número de manifestações de apoio de entidades comunitárias ou associativas da área de prestação do serviço constituídas há mais de dois anos.

FONTE: www.mc.gov.br